Quem tem cachorro sabe que em certos períodos do ano terá que conviver com pelos por toda parte da casa. Mas se o problema persistir ou estiver caindo demasiadamente, é preciso ficar atento, pois pode ser alguma doença. Raças que possuem pelos mais curtos, geralmente realizam a troca de pelos na primavera e no outono, para receber pelos mais finos ou mais densos. E quando isso ocorre devido as estações, não há nenhuma coceira, falhas ou feridas do corpo do seu pet, caso isso ocorra, pode ser algum problema de saúde. Sendo assim, deve-se procurar um médico veterinário para que seja realizado o tratamento correto, deixando seu peludo saudável novamente. No blog de hoje, assim como a perda de pelos, vamos abordar mais alguns sinais que seu dog pode apresentar e que você deve ficar de olho!
1 - DIFICULDADE DE RESPIRAR
Donos de cães, que possuem focinhos curtos e/ou achatados, devem estar com a atenção redobrada em sua respiração. Devido às condições físicas, eles já possuem dificuldade para respirar, e como utilizam a respiração como um meio de regular a temperatura corporal, é de extrema importância que todo o mecanismo do organismo esteja funcionando bem. Caso seja notado que seu peludo esteja ofegante sem fazer exercícios ou fazendo barulho incomum para respirar, pode ser algum problema, leve-o rapidamente ao veterinário.
2 - PERDA DE APETITE
Se o seu cachorro está com falta de apetite, é um sinal de que ele não vai bem! Primeiramente, veja se isso aconteceu por ter trocado de ração, pois é normal que eles estranhem no começo uma nova marca, por exemplo, e com isso se recusem a comer. Se não for esse o caso, veja se o seu peludo está estressado por algum motivo, como: ambiente diferente, muito tempo sozinho ou até mesmo a ausência de algum pessoa que ele goste.
3 - AUMENTO OU PERDA DE PESO
Cães saudáveis, comendo adequadamente e praticando exercícios físicos periodicamente, mantêm o peso com facilidade. Caso houver perda ou aumento de peso mesmo assim, pode ser sintoma de alguma doença, e o médico veterinário deverá ser consultado. Para saber as mudanças de peso do animal, deve-se pesá-lo com frequência. Além disso, é necessário conhecer o organismo dele, para notar as mudanças mais sutis.
4 - SANGRAMENTO
Sangramentos sempre indicam algum tipo de problema, a única exceção é das fêmeas quando estão no cio. Sangramentos pelo nariz pode acontecer devido a contusões ou rompimento de pequenos vasos, porém não pode ser frequente, se não pode ser sintoma de alguma doença mais grave. Cortes superficiais não devem ser motivos de muita preocupação, mas precisam de tratamento para a cicatrização eficiente e para não infeccionar. Seu cachorro deve ser levado com urgência para uma clínica veterinária se houver sangramento na urina ou nas fezes, pois lá farão os exames necessários para descobrir o causa do problema.
5 - VÔMITO OU DIARRÉIA
Os cães são curiosos e instintivos, e por isso vivem cheirando e lambendo objetos e lugares diferentes. Portanto, é comum que eles vomitem de vez em quando, devido ao estômago irritado por haver partículas estranhas. Mas se acontecer com muita frequência, vômito e diarréia, pode ser que seu pet esteja com algum verme ou parasita no organismo, tendo a necessidade de um tratamento imediato.
6 - COCEIRA OU LAMBIDAS EXCESSIVAS
Coceiras e lambidas pelo corpo podem ser um indicativo de que seu cão está com alguma alergia, causada pelo contato de partículas estranhas, alimentação incorreta ou por algum parasita. Sendo assim, leve seu amigo para uma clínica veterinária para receber os devidos cuidados! Lembrando que a coceira e lambidas podem agravar as quedas de pelos.
E aí, ainda tem alguma dúvida sobre os sintomas que seu pet pode ter? Então procure a Clínica Veterinária La Vet e saiba o que fazer! :)
Comments