Filhotinhos de cachorros soltos pela casa é tudo de bom, não é mesmo?! Mas para que eles nasçam saudáveis, devemos tomar alguns cuidados essenciais com a saúde da mamãe e ficar por dentro de todas as fases da gestação. Sabendo disso, a Clínica Veterinária La Vet preparou 7 dicas de cuidados que devem ser tomados antes, durante e depois da gravidez. Confira!
1 - VÁ AO VETERINÁRIO COM FREQUÊNCIA
Mantenha as vacinas e consultas ao veterinário em dia, para averiguar a saúde do seu animalzinho. As cadelas podem engravidar a partir do primeiro cio, que acontece entre os 6 a 10 primeiros meses de vida, dependendo do porte. Você pode observar o cio da sua cadela por meio de alguns sintomas, como sangramento, inchaço na vulva e leve inflamação nas glândulas mamárias. O médico veterinário irá examinar cada indício, e liberá-la ou não para a cria.
2 - ESCOLHA O PARCEIRO IDEAL
Um fator fundamental na hora do planejamento da gestação é saber escolher o parceiro da sua cadelinha. Ter conhecimento da saúde e compatibilizar o porte do casal é indispensável para evitar complicações. Outro cuidado, é pesquisar se a raça costuma ter problemas na hora do parto, desta maneira haverá tempo para se preparar caso seja necessária uma cesárea.
3 - RECONHEÇA OS SINAIS DA GRAVIDEZ
Para identificar a gravidez, o dono pode ficar de olho nas mudanças físicas já no início, como o aumento de peso, protuberância na região abdominal e inchaço nas mamas. Porém, com 25 dias é possível ir até uma clínica veterinária para realizar o exame ultrassom, podendo concluir se está grávida e quantos filhotes estão por vir. Algumas fêmeas podem chegar a conceber 10 ou até mais filhotes.
4 - ENTENDA AS FASES DA GESTAÇÃO
A gestação canina, geralmente dura de 59 a 64 dias, isto é, em torno de 2 meses. Neste período, a cadela apresentará mudanças físicas e em seu comportamento, por exemplo, enjoos e falta de apetite. Uma maneira de sanar esses problemas é diminuir a quantidade de comida oferecida e aumentar a frequência. Porém, se a falta de apetite persistir, procure um veterinário. No fim da gravidez, normalmente o apetite retorna, mas não ofereça quantidades de comida superiores as quais ela já é acostumada, pois exorbitância de peso pode desencadear problemas no parto. O uso de vitaminas é importante também. Para tal, consulte um veterinário.
5 - ESTIMULE AS ATIVIDADES FÍSICAS
É importante ressaltar que mesmo sua fêmea estando grávida, ela necessita de exercícios e brincadeiras, para que sua musculatura esteja forte e saudável no momento do parto. Faça caminhadas mais curtas que o normal e incentive movimentos saudáveis na hora das brincadeiras.
6 - AGUARDE O PARTO
Depois dos 59º dia, sua cachorra já pode entrar em trabalho de parto, portanto prepare um local confortável, com lençóis e cobertores, longe do frio e da chuva. Um local em que ela se sinta segura. Após a bolsa romper, o primeiro filhote deve nascer em até 6 horas, se não for assim, entre em contato com seu veterinário. Após o nascimento do primeiro, a vinda do segundo e dos demais podem ter intervalos de tempo diferentes, o importante é verificar se no fim não ficou mais nenhum na barriga.
7 - PREPARE-SE PARA O PÓS-PARTO
Depois da cadela ter criado, ela deve se alimentar bem para amamentar os filhotes e continuar com saúde. Veja com seu veterinário se a quantidade e a qualidade da ração estão adequadas para a fase de aleitamento. Deixe o pote de ração e de água próximos, para ela não precisar ir muito longe para se alimentar e deixar seus filhotes sozinhos.
Com esses cuidados, todas as etapas da gestação serão tranquilas e em breve você terá muitos filhotinhos correndo e brincando com saúde!
E aí, tem alguma dúvida sobre a gestação da sua cadelinha? Então, procure a Clínica Veterinária La Vet e saiba o que deve fazer! :)