Doenças oculares são os problemas que ocorrem com maior frequência em cães, pois a maioria das vezes é proveniente de alergias, infecções e traumas. Diante de uma situação dessas, muitos donos não sabem como devem agir. Por isso, o blog dessa semana abordará sobre as 5 doenças oculares mais comuns entre os cachorros, com os respectivos sintomas e tratamentos. Confira!
1 - CONJUNTIVITE
A conjuntivite é ocasionada pela má lubrificação da superfície ocular, levando a inflamação da córnea e conjuntiva. As causas podem ser devida a deficiência imunológica, congênita, por efeito colateral de algumas medicações, por doenças neurológicas ou infecciosas. As raças mais propensas são: cocker spaniel, buldogue inglês, lhasa lapso, shih tzu, west highlando white terrier, yorkshire e pug.
Sintomas: Secreção ocular variando de acinzentada a esverdeada, perda de brilho da córnea, vermelhidão conjuntiva, coceira, pigmentação e vascularização da córnea em processos mais crônicos.
Tratamento:O médico veterinário irá receitar um colírio específico que estimula a produção de lágrima e que aumenta a lubrificação do olho.
2 - GLAUCOMA
O glaucoma em cães, assim como em humanos, é uma doença que aumenta a pressão intraocular, que por consequência prejudica a irrigação da retina e do nervo óptico, ocasionando a cegueira. Isso pode acontecer por genética ou mesmo por predisposição racial. As raças mais propensas a ter essa doença são: basset hound, akita, poodle, buldogue francês, cocker spaniel e boston terrier.
Sintomas:No glaucoma agudo, o cão apresenta dor no olho, vermelhidão pupila dilatada e perda dos reflexos e visão. Já no glaucoma crônico, o animal já se encontra cego e haverá aumento do globo ocular gradativo e opacidade da córnea. O diagnóstico é realizado por um oftalmologista veterinário através da mensuração da pressão intraocular, o que deve ser realizado com emergência, logo nos primeiros sinais do glaucoma agudo.
Tratamento:Deve ser usado os medicamentos para controlar a pressão intraocular que será receitado pelo oftalmologista veterinário. Se for glaucoma agudo, o tratamento pode salvar a visão do cachorro, mas se for crônico, o objetivo é trazer conforto ao animal. Caso isso ocorra, deve-se ficar atento, pois na maioria das vezes o glaucoma acomete o outro olho em pouco tempo.
3 - CATARATA
A catarata também é muito comum entre os cachorros. E diferente do que muitos pensam, ela não afeta somente os mais idosos. Essa doença consiste na turvação do cristalino do cão, impedindo a visão do animal. Sua causa pode ser traumática, genética, degenerativa ou até mesmo consequência do diabetes.
Sintomas:Geralmente se forma uma placa esbranquiçada no cristalino, atrapalhando a visão do cachorro
Tratamento:O único método é a cirurgia que remove a turvação do cristalino, restabelecendo a visão do cão.
4 - ÚLCERA NA CÓRNIA
A úlcera de córnea é uma erosão na córnea que pode afetar cães de qualquer idade. Essa doença pode ocorrer por algum trauma, infecção, mal posicionamento dos cílios, contato com substâncias abrasivas e secundária a outra doença ocular. A úlcera pode ser superficial ou profunda, a superficial atinge somente a superfície da córnea, já a profunda atinge mais camadas da córnea, podendo ocorrer até a perfuração ocular.
Sintomas:Sensibilidade no olho, coceira, vermelhidão, aumento de piscadas, lacrimejamento e mudança no comportamento.
Tratamento:O diagnóstico deve sempre ser feito pelo médico veterinário, que pode receitar ao cão algum tipo específico de colírio para úlceras mais superficiais. Já as úlceras mais profundas podem necessitar até de um tratamento cirúrgico.
5 - UVEÍTE
A uveíte é a inflamação na íris, coróide e retina, que são responsáveis pela vascularização do olho. Muitas vezes a uveíte vem após a infecções bacterianas, virais ou fúngicas ou após hipertensão, tumores, doenças imunomediadas, ou até mesmo outra doença ocular.
Sintomas:Vermelhidão no olho, dor intensa, coceira, pupila contraída, formação de coágulos de sangue e em certos casos diminuição da visão.
Tratamento:O médico veterinário após alguns exames irá indicar o uso específico de um colírio para diminuir o processo inflamatório.
E aí, ainda tem alguma dúvida sobre doenças oculares? Então procure a Clínica Veterinária La Vet e saiba o que fazer! :)
Comments