O que você deve saber sobre castração em cães e gatos?
- La Vet
- 13 de fev. de 2019
- 2 min de leitura

A castração ou esterilização é um procedimento realizado em cães e gatos, tendo como vantagens reduzir as ninhadas indesejadas, algumas patologias e também comportamentos sexuais. Porém alguns cuidadores ainda se perguntam qual a melhor idade para castrar os pets. No blog de hoje responderemos esta pergunta e ainda abordaremos alguns benefícios e riscos da castração. Confira!
1 - VANTAGENS

A castração controla o nascimento de filhotes indesejados, prevenindo o abandono, assim como ajuda na prevenção do cancro mamário e do cancro testicular. Previne também a piometra que é um distúrbio uterino de cães e gatos, previne a hiperplasia benigna da próstata, reduz o comportamento sexual e territorial e aumenta o tempo de vida.
2 - DESVANTAGENS

Pode aumentar a incontinência, aumentar as patologias ortopédicas em castrações precoces e aumentar outros problemas comportamentais.
3 - IDADE IDEAL

Em geral:
Gatos e gatas: após 6 semanas de vida;
Cadelas: após 12 a 16 semanas de vida;
Cães: após 6 a 8 semanas de vida.
4 - GATOS

O controle de peso no animal é de extrema importância para prevenir doenças endócrinas e fratura fisária.
5 - CÃES

Os benefícios ultrapassam os riscos, em relação a castração, já que há um aumento da longevidade e prevenção de algumas doenças críticas. Nas fêmeas a castração entre 3 e 4 meses evita incontinência urinária e em machos a castração deve ocorrer após 6 semanas.
Raças específicas de cães
Algumas raças tem exceções quanto à castração. O Rottweiller a castração é indicada fazer após 1 ano de vida devido ao osteossarcoma. A raça Golden também é indicada fazer após 1 ano de vida, para não haver complicações com displasia da anca, ruptura do ligamento cruzado cranial e linfoma. Já nas fêmeas Golden, o risco de mastocitoma e hemangiossarcoma pode beneficiar a castração no primeiro ano. Em labradores machos deve ser realizada a castração com 2 anos, devido a redução do risco de ruptura do ligamento cruzado cranial e da displasia do cotovelo, mesmo a castração dos 6 a 11 meses parecer segura. Nas fêmeas, a castração aos 2 anos reduz o risco de displasia da anca. A raça de Vizsla pode ser castrada logo no primeiro ano de idade, pois os riscos de problemas são baixos.
Deixando bem claro que não se pode generalizar essa informação para raças específicas, já que existem um série de fatores como genética, peso, ambiente e atividade física que diferem entre um animal e outro.
E aí, ainda tem alguma dúvida sobre castração em cães e gatos? Então procure a Clínica Veterinária La Vet e saiba o que fazer! :)
Comments