top of page
Foto do escritorLa Vet

O que é a doença do carrapato e como lidar com ela?


Todo mundo adora dar uma volta na rua, passear em parques e praças com seu pet, naquele verão delicioso, não é mesmo?! Porém, os carrapatos são favorecidos em altas temperaturas, com isso eles se multiplicam rapidamente, deixando seu bicho vulnerável a doença que ele transmite. No blog de hoje, falaremos mais sobre o que é a doença do carrapato, sua transmissão, quais são os seus sintomas e tratamentos. Confira!


1 - O QUE É A DOENÇA?

O carrapato se fixa no corpo do seu pet e fica ali se alimentando de sangue. A doença do carrapato, por sua vez, é causada por bactérias ou protozoários que entraram em contato com a corrente sanguínea do seu peludo, por meio da picada do carrapato. Sendo assim, o carrapato é somente o vetor da doença e não ela em si.


Mesmo que seu animal não esteja com o carrapato no momento do diagnóstico, em algum momento ele entrou em contato antes. Por isso a importância de ficar sempre atento aos sintomas. A doença pode ocorrer de duas maneiras, por ser causada por diferentes agentes. Provocam manifestações muito semelhantes e muitas vezes ocorrem com simultaneidade. Veja:


Babesiose: é causada pelo protozoário Babesia canis e os sintomas só vão aparecer quando seu bicho fez muito esforço físico, passou por infecção ou cirurgia. Esse protozoário ataca os glóbulos vermelhos do seu animal.


Erlichiose: sua causa é a bactéria Ehrlichia canis e é a mais severa forma da doença. Os alvos são os glóbulos brancos do sangue do pet e isso deixa seu sistema imunológico comprometido, deixando o cão vulnerável para outras doenças.


2 - QUAIS SÃO OS SINTOMAS?

Os sintomas provocados pela doença são numerosos, podendo ocorrer de formas diferenciadas de acordo com cada animal. Sendo eles: perda de peso, falta de apetite, vômitos, febre, dificuldade pra respirar, fraqueza, patas inchadas, icterícia, anemia, mucosas pálidas, sangramento urinário e nasal, problemas de pele e abdômen dolorido. Se seu pet encontra um ou mais sintomas desses descritos, corra para uma clínica veterinária para tratar o quanto antes.


3 - QUAIS SÃO OS TRATAMENTOS?


Assim como outras doenças, a doença do carrapato tem tratamento e pode ser feito em qualquer fase da doença, combatendo o agente causador da doença (bactéria e/ou protozoário) e corrigindo os problemas provocados ao animal. Em seguida, após a análise do exame de sangue, identifica-se a forma da doença e quais os antibióticos serão ministrados para seu peludo. Dependendo do grau da doença, pode ser que seja necessário transfusão de sangue e soro.


4 - COMO PREVENIR?


Fique sempre de olho em seu pet e observe a presença de carrapatos. Use nos banhos do seu animal, periodicamente, sabonetes ou xampus carrapaticidas de efeito instantâneo. Se o animal tiver contato com grama, mantenha-a sempre curta, e o local onde ele fica, limpo. Se precisar deixar seu pet em hotéis pra cachorro, observe se não há outro animal que esteja infectado por carrapatos. Aplique com frequência produtos antipulgas e anticarrapatos, com recomendação veterinária, claro.


A doença do carrapato é muito arriscada, porém pode ser prevenida e tratada. Leve seu companheiro periodicamente no veterinário para manter a saúde em dia. Aproveite os passeios, mas sempre com cautela e cuidado com esses parasitas.


E aí? Ainda tem alguma dúvida sobre doença do carrapato? Então procure a Clínica Veterinária La Vet e saiba mais! :)


72 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page