Todos animais de estimação merecem os melhores cuidados, e com o seu gatinho não deve ser diferente. Para manter a saúde do seu bichano, é essencial que a vacinação esteja em dia. Porém, é comum surgir dúvidas sobre os tipos de vacina, idade adequada e os métodos de aplicação. Abaixo vamos esclarecer todas essas dúvidas e ainda daremos dicas para proteger a saúde do seu felino. Vamos lá!
1 - VACINAS POLIVALENTES
Quando seu gato estiver com 60 dias, você deve levá-lo para tomar a vacina polivalente, não antes disso, pois os anticorpos passados de mãe para filho ainda estão presentes no corpo do filhote e a vacina não terá efeito. Esta vacina é aplicada de 2 a 3 doses e o intervalo pode variar de 21 a 30 dias.
2 - O QUE SÃO VACINAS POLIVALENTES?
São vacinas que em sua composição abrange antígenos para várias doenças. Desta maneira, a imunização do seu gatinho estará garantida e contra várias doenças de uma única vez. Hoje, existem vacinas polivalentes V3, V4 e V5, que diferem na quantidade de doenças que elas imunizam, ou seja, quanto maior a quantidade de antígenos, mais doenças ela protege.
Proteção das vacinas polivalentes:
V3: protege da Panleucopenia, Rinotraqueíte e Calicivirose;
V4: protege da Panleucopenia, Rinotraqueíte, Calicivirose e Clamidiose;
V5: protege da Panleucopenia, Rinotraqueíte, Calicivirose, Clamidiose e Leucemia Felina.
Para decidir qual o tipo de vacina que é recomendada para o seu bichinho, leve-o para uma clínica veterinária, pois lá ele será examinado para ver qual a vacina que mais adequa às suas características.
3 - VACINA ANTIRRÁBICA
A vacina antirrábica protege seu gato de contrair raiva. Deve ser aplicada com 4 meses de vida e ser reforçada todo ano, pois essa doença é fatal e extremamente contagiosa.
4 - REAÇÕES ÀS VACINAS?
Normalmente seu gatinho não terá reações às vacinas, mas eventualmente pode ocorrer complicações brandas ou severas. Os sintomas das complicações brandas são: lentidão, redução do apetite, dor no local da aplicação, febre baixa, falta de coordenação motora e vômitos. Já nas complicações severas, que são muito raras, observa-se: alergias, sarcomas e pode ocorrer também choque anafilático (muito raro).
5 - VERMIFUGAR O SEU GATO?
A vermifugação, assim como as vacinas, ajudam a manter a saúde do gato. É de extrema importância vermifugar, para que ele fique livre de parasitas que podem causar doenças. A primeira dose deve ser dada após 30 dias de vida e repetida após 21 dias, ou seja, depois de 51 dias de vida. Após realizar essa primeira fase, deve-se realizar um exame de fezes com 3 amostras de dias diferentes, para verificar se algum verme ou protozoário ainda não foi eliminado. Caso haja algum que ainda não tenha saído, escolhe-se uma medicação mais adequada para eliminar na próxima fase.
Viu a importância da vacinação e vermifugação no seu gato? Com tudo em dia, você manterá a saúde e bem-estar do seu animalzinho e de todos ao redor. Lembrando que é de suma importância levá-lo ao veterinário com frequência, para que ele oriente a melhor forma de vacinação e vermifugação.
E aí, ainda tem alguma dúvida sobre como e quando vacinar o seu gato? Então, procure a Clínica Veterinária La Vet e saiba o que deve fazer! :)
Comentarios